Skip to main content

Se do ponto de vista sociológico, a família, entre outros atributos, é considerada a “célula mater da sociedade”, do ponto de vista bíblico ela pode ser considerada a “célula mater da igreja”. Porque a família é, de fato, o ambiente primário onde os cristãos vivenciam as alegrias e as demandas do discipulado cristão.

Ao falarmos do lugar da família na missão de Deus, devemos tomar cuidado com uma visão excessivamente pragmática, como se a família existisse PARA alguma coisa, quando de fato ela É em si mesma, antes de servir para algo. Ela é criação de Deus. Ela é o ambiente primário (“célula mater”) onde experimentamos a imago Dei: “a projeção da comunidade divina na comunidade humana” (Jorge Atiencia).

Ao mesmo tempo, esse “ser” da família a conduz naturalmente para uma “posição missionária”, pois ela deve testemunhar, entre seus membros e para além deles, a vontade revelada de Deus para a Sua criação. Ou, sendo mais preciso, a vontade de Deus para a sua nova criação alicerçada em Jesus Cristo.

A família é uma extensão da igreja, ou a igreja é uma extensão da família? Não precisamos, e nem devemos, escolher uma via única. A via é de mão dupla! Há uma interdependência e uma inter-relação entre esses dois ambientes. Assim sendo, a família e a igreja devem cuidar, nutrir e sustentar uma à outra, para que cada espaço escuro e insalubre do nosso mundo caído seja iluminado e salgado pelo governo eterno de Deus.

A missão nascida no coração de Deus cobra vigência e urgência num ambiente de íntima adoração e comunhão com ele. Desenvolve-se em meio ao louvor e à adoração, onde se escuta a Palavra de Deus e se recebe a iluminação do Espírito Santo, que guia a toda a verdade. O mesmo Espírito dá o poder e a direção para que a igreja seja agente ativa do Reino de Deus, e isso inclui a “igreja em miniatura”, a família.

Missão é, então, refletir o amor de Deus com atitudes concretas em um ambiente de dor, violência e morte. É viver em paz com Deus e com o próximo e procurar a paz para o mundo. É atuar com eqüidade e lutar pela justiça. É relacionar-se em estreita comunhão, ajuda mútua e testemunho público com o Corpo de Cristo, a igreja, e com a comunidade humana. É ser signo e agente do reino de Deus, como primícia da nova humanidade que o Senhor está formando em Cristo.

[…] Certamente o lar é o meio mais natural (pelas relações permanentes), mas também o mais difícil (pela intimidade e conhecimento mútuo), para o testemunho do reino de Deus. Entretanto, a mudança que Cristo provoca na vida individual pode modificar o ambiente do lar, transformando a família numa luz em meio às trevas. […] Os membros de uma família, como pequena igreja, aprendem a fazer a obra e a vontade de Deus juntos, por meio do poder do Espírito Santo. Sua aprendizagem inclui o cuidado dos necessitados – as viúvas, os órfãos e os pobres – tal como foi ordenado a Israel séculos antes (1 Tm 5.3; Ef 4.28; Rm 12.13; 1 Co 16.1; 2 Co 8.1-7, 14; 9.6- 15). Parte da missão da família cristã como igreja em miniatura é prover lar para os que carecem dele. A hospitalidade é um dos atributos de um bom cristão (Rm 12.13), e cremos que isso inclui dar apoio às mães abandonadas, aos presos e às crianças desamparadas (Mt 25. 35-36).

[…] A pequena comunidade cristã, a família, pode ser o modelo do que Deus quer fazer por outras pessoas e famílias. Em íntima comunhão com o Senhor da família e da missão, com o Filho Jesus Cristo como centro do lar e por meio do poder e direção do Espírito Santo, a família cristã pode ser e fazer a perfeita vontade de Deus. […] Parece demasiado idealista? É possível a família cumprir a missão que Deus lhe confiou? Continua válida a responsabilidade entregue aos pais em Deuteronômio de ensinar de geração em geração? Hoje em dia, quando várias instituições assumem responsabilidades que eram dos pais, o que cabe a eles fazer? A igreja local deve estimular e apoiar o ensino nos lares e, visto que a metade da população latino-americana é composta por crianças e jovens, esta tarefa é enorme.

Reinaldo Percinotto Júnior

Leia na íntegra em : https://ultimato.com.br/sites/estudosbiblicos/assunto/igreja/familia-a-igreja-em-miniatura/

Deixe um comentário