Skip to main content

Então o Senhor disse a Abraão: “[…] por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. Gênesis 12. 1.3

Não é exagero afirmar que os três primeiros versículos do capítulo 12 do livro Gênesis são um resumo do plano de salvação de Deus de abençoar o mundo através de Cristo, a semente de Abraão. Essa promessa foi acompanhada por um duplo chamado divino. Abraão teria que deixar sua terra e ir para o lugar que Deus lhe mostraria, e deixar também seus parentes, pois Deus faria dele uma grande nação. Em resumo, Deus iria abençoá-lo e ele se tornaria uma benção para as outras pessoas ­— na verdade, para todos os povos da terra.

A promessa de um descendente e de uma terra foi repetida detalhadamente a Abraão em diferentes situações de sua vida. Certa ocasião, por exemplo, Deus disse a Abraão que olhasse para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste, porque tudo que sua vista alcançasse seria dado a ele e aos seus descendentes (13. 14-15). Em outra ocasião, Deus disse a Abraão que olhasse para o céu e contasse as estrelas, pois seus descendentes seriam tão numerosos como as estrelas no céu. (15.5).

Essa promessa de Deus tem se cumprido de forma maravilhosa. Primeiro, com a multiplicação do povo de Israel (Dt 1.10-11). Segundo, através da missão da igreja, pois todos aqueles que pertencem a Cristo são descendência de Abraão (Gl 3.29), uma vez que ele é o pai de todos os que creem (Rm 4.16-17). Terceiro, ela irá se cumprir plenamente no grande ajuntamento dos remidos no céu, uma multidão incontável, vinda de todas as nações (Ap 7.9-17). Somente nesta ocasião os descendentes de Abraão serão tão numerosos como as estrelas no céu e os grãos de areia de todas as praias do mundo.

 Para saber mais: Gênesis 11.27-12.5 

 STOTT, John, A Bíblia toda, o ano todo: meditações diárias de Gênesis a Apocalipse. Viçosa, MG: Ultimato, 2007.